quinta-feira, 4 de junho de 2009

W116 e W126 Curiosidades.

O 300SD foi o primeiro automóvel de passeio no mundo com propulsor turbodiesel. A performance destes motores desenvolvidos pela Mercedes ainda dá o que falar, A W116 e a W126 em todas as versões fizeram sucesso no mundo inteiro e ainda hoje com mais de 20 anos continuam actualizados na tecnologia actual, sendo por isso uma boa escolha para quem tem bom gosto e quer ser diferente.

Com cabeçote menos bravo mas bloco e parte inferior quase iguais, esse motor em sua versão de produção desenvolvia 120hp a 4000rpm porém possuía mais torque que o M110 carburado das 280S.

Sua aceleração era quase a mesma ao da versão a gasolina mas com uma economia surpreendente para um veículo deste porte, ficando entre 9km/l na cidade 12km/l na estrada.

Cabe lembrar que este automóvel pesava quase duas toneladas, e ainda equipado com transmissão automática de 4 velocidades, ar condicionado, vidros eléctricos, etc... Sua aceleração de 0-100 Km/h é de aproximadamente 12 segundos e a velocidade máxima chega aos 185km/h.

As W116 eram disponíveis nos modelos 280S/SE/SEL com transmissão mecânica de 4 ou 5 velocidades ou automática da 4, sendo que as 300SD
somente eram equipadas com cambio automático.

Um detalhe interessante é que esta caixa de 4 marchas nas versões 280 é ajustada para arrancar em 2ª e não em 1ª marcha.

Somente é possível o engate da 1ª marcha, se o acelerador for pisado até o fundo ou a alavanca de mudanças for deslocada para a posição L.

Na
300SD
o arranque é feito em 1ª marcha, mas quando o veículo está completamente parado o câmbio hidramático mantém a 2ª marcha engatada para evitar a tendência a rolagem excessiva devido ao alto torque do motor diesel em marcha lenta.

As 350SE/SEL eram disponíveis com câmbio mecânico de 4 marchas ou automático de 3 marchas.

Todas as 450 eram automáticas com câmbio de 3 marchas incluindo a 6.9. Todas as versões automáticas das
W116 podiam ser equipadas como opcional com câmbio na coluna de direcção, sendo que poucos carros foram vendidos assim configurados.

Nenhum comentário: